Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 21/01/2019

FRAUDES PRATICADAS POR EMPRESAS DE RADIOLOGIA COLOCAM EM RISCO A SAÚDE DOS PACIENTES

Diversas questões devem ser checadas antes de agendar um exame

Devido a recentes casos de fraudes, irregularidades e atos ilícitos cometidos por empresas de Radiologia, o SINTTARESP orienta a população a se manter alerta a práticas que possam colocar em risco a qualidade, segurança e confiabilidade dos exames de imagem.

Lamentavelmente, inúmeras denúncias têm chegado ao Ministério Público Estadual e a esta entidade sindical referente a laudos médicos falsos, entre as ocorrências estão casos em que carimbos de médicos são usados sem autorização para laudar exames.

Tais ocorrências são gravíssimas e podem causar sérias consequências à saúde e até levar à morte. Isto porque uma adulteração de laudo é capaz de esconder eventuais enfermidades ou patologias do paciente.

Desconfie: Algumas precauções precisam ser tomadas, dentre as quais vale citar “os preços”. Você pode até pensar em realizar um raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética pela metade do preço acreditando ser um bom negócio, mas talvez esteja prestes a se tornar vítima de uma fraude.

Atenção aos valores baixos: exames de diagnóstico por imagem exigem equipamentos de qualidade e profissionais capacitados, fatores que demandam um custo, logo, se esses serviços estiverem sendo realizados muito abaixo do preço de outras clínicas, desconfie.

Certifique-se: Busque notícias, avaliações e comentários na internet. É imprescindível verificar a idoneidade da empresa e o histórico satisfatório dela com outros pacientes.

Aparelhos: Infelizmente, ainda há instituições que utilizam equipamentos radiológicos importados de forma fraudulenta, sucateados e/ou remanufaturados indevidamente, sem a etiqueta indelével obrigatória (que dispõe da identificação do fabricante, modelo, número de série e registro do equipamento na ANVISA) e sem documentação de comprovação da origem.

Além de provocarem imprecisões nos exames, a segurança dos profissionais e pacientes também estão sob ameaça, uma vez que os mesmos poderão ser expostos a uma quantidade de radiação superior ao recomendável.

A calibração e manutenção de equipamentos é a maneira mais eficiente de mantê-los em boas condições. No entanto, empresas com condutas desonestas não realizam as devidas averiguações nos maquinários. Por isso, questione e confira as informações.   

Profissionais: Um atendimento de excelência na área da saúde está relacionado a uma equipe bem preparada. Sendo assim, solicite ser atendido por profissionais habilitados para realizarem o exame e emitirem os laudos.

Exames contrastados: Para a realização de exame com contraste, é obrigatória a presença de médico com especialidade em Radiologia para supervisionar in loco o trabalho no ambiente onde é feito o exame. Além disso, verifique o prazo de validade do contraste. Exija a presença do médico!

Denunciar situações que possam "colocar em xeque" a credibilidade de exames de imagem demonstra cidadania e compromisso com a saúde da população.  

Formalize sua denúncia:
Ministério Público do Estado de São Paulo
R. Riachuelo, 115 - Sé, São Paulo - SP, 01007-904
Acesse o link: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Ouvidoria/Formulario
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 24/04/2024

Não aceite ser “Sócio cotista”!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp