Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 16/10/2013

CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SÍMBOLOS


Dados Técnicos dos significados dos elementos do BRASÃO
 
a)    TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.

b)     BASTÃO - representa o poder daquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.

c)    SERPENTE - representa a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.

d)     ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial, representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.

e)     RODA DENTADA - simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.

 ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).


O Símbolo da radioatividade
 
O desenho é chamado trifólio, o mesmo nome que se dá às ervas com folhas em forma de trevo. Mas ninguém ainda conseguiu explicar com segurança a sua origem. "Sabemos que ele foi rabiscado pela primeira vez em 1946, no laboratório de radiação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos", explica o físico americano Paul Frame, da Universidade de Michigan, que por anos estudou a origem do símbolo. Depois, se disseminou pelo resto do mundo. Difícil é dizer por que os pesquisadores escolheram exatamente aquela forma. Eles podem ter buscado inspiração numa imagem semelhante, que era utilizada na base naval de Berkeley. O trifólio servia para indicar o risco do movimento das hélices dos navios ali atracados.Também é possível que o círculo central represente a fonte radioativa e as três pás indiquem os diferentes tipos de radiação: alfa, beta e gama. Qualquer que tenha sido a origem, foi uma boa escolha, pois o símbolo é fácil de ser desenhado e identificado, além de não se parecer com outros sinais de alerta. Hoje, em qualquer lugar do mundo, toda substância que emitir radiação deve ter essa imagem, ou seja, se você a vir, convém afastar-se.

Nas salas de Radiologia, quando acender uma luz vermelha, o profissional não poderá abrir a porta e nem qualquer outra pessoa, pois está sendo emitida radiação. Assim que a luz apagar, estará apropriado para a circulação no ambiente


Fonte: Conter.
Link: http://www.conter.gov.br/?pagina=simbolos

Fonte: http://www.laifi.com
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp