Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 17/06/2014

VOCÊ SABIA? AVANÇOS DA MAMOGRAFIA – MAMOGRAFIA 3D OU TOMOSSÍNTESE

A vantagem do procedimento em 3D é que ele possibilita enxergar o câncer em um estágio inicial e em mamas densas e heterogêneas, nas quais normalmente os profissionais teriam dificuldades de visualizar através de um exame de mamografia convencional.
 
Aprovado pela Anvisa desde 2011, o equipamento utilizado no exame é semelhante ao mamógrafo digital, possui a capacidade de capturar várias imagens bidimensionais da mama durante o deslocamento do tubo de raios-x.
 
Em seguida, com a ajuda de um computador, é possível reconstruir imagens de toda a mama com espessura de um milímetro, facilitando uma melhor definição das bordas das lesões (fator fundamental para a definição de seu aspecto benigno ou maligno), além de detectar até as lesões mais sutis (que não vão ser mascaradas por outras estruturas normais), facilitando a localização espacial, dessa forma o médico identificará exatamente em qual plano a lesão esta.
 
Essa nova técnica aumenta em cerca de 15% a possibilidade de detecção do câncer da mama em comparação com mamografia digital isolada.
 
Outra vantagem é a diminuição do sofrimento das pacientes que não têm o câncer, mas somente nódulos suspeitos. Isso porque a Mamografia 3D ou Tomossíntese traz aumento da sensibilidade e especificidade do exame.
 
Assim, será mais fácil detectar também os tumores menores, tratá-los precocemente e melhorar a qualidade de vida de quem está com câncer de mama.
 
A mamografia 3D promete diminuir também outros riscos, como por exemplo, as doses de radiação são semelhantes às do mamógrafo digital, ou seja, como é reduzido o número de repetições, a paciente é submetida a uma dose menor ainda de radiação.

 



  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp