Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 23/01/2024

SPX, FUNDAÇÃO ABC E SPDM SÃO DENUNCIADOS POR SUPOSTA: FALTA DE MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, LOCAL DE TRABALHO PRECÁRIOS ENTRE OUTRAS IRREGULARIDADES.

Entenda as possíveis irregularidades praticadas pelas empresas denunciadas.
Com base em denúncias recebidas por trabalhadores da SPX SERVIÇOS DE IMAGEM LTDA, FUNDAÇÃO DO ABC e SPDM, o SINTTARESP, tomou as providências protocolando as denúncias junto ao Ministério Público (MP), contra as empresas denunciadas por possuírem POSSÍVEIS aparelhos de diagnósticos por imagens em desconformidade com o que exigido pela vigilância sanitária, ou seja, equipamentos de radiologia precários, não oferecendo condições seguras de trabalho aos técnicos em radiologia, onde não há material de higiene suficiente e sem esterilização dos equipamentos.
 
As manutenções dos aparelhos são realizadas no próprio local dos exames supostamente sem nenhuma proteção radiológica com extravasamento de radiações, podendo ocasionar acidente radiológico, a pacientes e profissionais que circulam no local!
É provável que, além disso, o armazenamento e o descarte dos líquidos oriundos da revelação mostra-se preocupante, é necessário mencionar que os trabalhadores supostamente encontram-se confinados em um espaço fechado, sem janelas, e qualquer acesso a uma fonte de ar limpo. Diante desta possível situação e devido à onda de calor, o trabalho dos técnicos e tecnólogos em radiologia tendem a ficar extenuados.
 
Já as máquinas de ar condicionado que atendem as salas de diagnósticos por imagens supostamente não funcionam perfeitamente, e seu funcionamento não ameniza as possíveis altas temperaturas do local, podendo assim afetar o trabalho dos funcionários. A provável falta de manutenção de um equipamento elétrico, ligado à rede de fornecimento de energia elétrica, pode ainda ocasionar grandes danos à saúde.
 
A área de realização dos exames supostamente não possui iluminação suficiente, ou seja, sem condições de trabalho. É importante, ainda, que as paredes sejam baritadas, como exige a Resolução SS - 625 de 14 de dezembro de 1994, pois no setor de radiologia, a barita tem participação essencial, pois dela deriva a massa ou argamassa baritada, para proteção radiológica. Logo, a barita é usada como principal ativo de blindagem em salas onde é necessário o uso de radiação ionizante.
 
Outra possível irregularidade encontra-se no local que deveria ser utilizado apenas para realização de exames, a mesma supostamente fora transvestida em almoxarifado, podendo assim caracterizar desrespeito à legislação que referente a acomodação de material e rotas de incêndio.
 
Nos ambientes de exames de Raio-x, há supostas fugas de radiações, o que é extremamente prejudicial à saúde dos profissionais e envolvidos, havendo a necessidade de descrição técnica da natureza e espessura dos materiais usados em todos os ambientes de radiologia. Há indícios de lugares possivelmente precários que apresentam goteiras nos tetos e nas paredes, possibilidade de ter umidade, o que ocasionaria até mesmo riscos estruturais.

Solicitamos que sejam apuradas as possíveis práticas irregulares nas referidas empresas.
 
Acompanhe na íntegra a denúncia que o SINTTARESP protocolou junto ao MP de possíveis irregularidades contra o SPX, FUNDAÇÃO ABC E SPDM: http://www.sintaresp.com.br/Store/Arquivos/denuncia-spx--fundabc-e-spdm-mpt-2024.pdf
 
 
SINTTARESP, A LUTA É PRA VALER NA DEFESA DO TRABALHADOR!

 
Secretário de Comunicação
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 20/02/2024

SÓCIO COTISTA É FRAUDE? SIM OU NÃO?

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp