Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 21/09/2023

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE CADA ELEMENTO DO BRASÃO DA RADIOLOGIA!

Nenhum elemento está posto por acaso
Você, profissional da Radiologia, certamente já se deparou com o brasão que representa nossa profissão. E com a finalidade de instruir a todos a respeito de seu nobre significado, elucidaremos sobre cada um de seus elementos.

O trifólio é o símbolo que indica a presença de radioatividade, logo, também a radiação ionizante, e é um símbolo de aplicação a nível internacional, ou seja, em qualquer lugar do mundo ele terá o mesmo significado que tem no Brasil.

Já os átomos simbolizam todas as formas de energia e sua aplicação em todas as áreas nas quais os profissionais da Técnicas Radiológicas podem atuar: radiologia hospitalar (ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia, mamografia etc), industrial, veterinária, entre outras, que diga-se de passagem, são muitas áreas para podermos atuar e barrarmos a invasão da profissão.

A serpente, por sua vez, representa a Ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento, tão necessárias para o desenvolvimento, não só da nossa profissão, mas da humanidade. Passar todo o conhecimento e experiência adquiridos faz com que fortaleçamos nossa profissão a cada dia e evoluamos como pessoas e profissionais.

O bastão do brasão, no qual a serpente está envolta, representa a formação profissional e o conhecimento técnico e científico aplicado às Técnicas Radiológicas. O conhecimento traz poder, e para nossa profissão não é diferente. Profissionais instruídos e politizados são uma arma poderosa contra a exploração e a ignorância!

Por fim, a engrenagem presente no brasão simboliza as áreas industriais, nas quais o profissional da Radiologia também pode atuar, como já mencionamos. A indústria, embora não como no passado, ainda é uma área vital para o funcionamento da economia mundial. 

E abaixo da engrenagem, no brasão, está escrito o ano de regulamentação da nossa profissão no Brasil: 1985. A Lei Nº 7394/85 é a responsável por legislar sobre a profissão de Técnico e Tecnólogo em Radiologia no país.

DIVULGUE O SIGNIFICADO ENTRE NOSSOS COLEGAS DE PROFISSÃO, NÃO RETENHA CONHECIMENTO!



Secretário de Imprensa 
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp