Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 05/06/2023

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DO FGTS E DO INSS

Saiba se sua empresa está depositando corretamente os seus direitos
Embora os diretos trabalhistas no Brasil tenham sofrido muitos ataques ao longo das décadas, desde a instituição da CLT em 1943, muitos direitos fundamentais ainda permanecem e os trabalhadores devem ficar sempre atentos se eles estão sendo respeitados.

O primeiro desses direitos que abordaremos é o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que nada mais é do que uma quantia depositada todo mês pelo empregador de um trabalhador CLT que estará disponível para saques em tempos emergenciais, como vimos na pandemia. Ou ainda, quando o trabalhador tem seu vínculo encerrado com a empresa sem justa causa.

Muitos empregadores fazem a quitação deste direito a cada dois anos e ajuda muitos trabalhadores a financiarem seus imóveis, amortizando parcelas e diminuindo o preço total a ser pago, uma vez que amortizando parcelas não se pagam os juros.

Por conta de alterações perversas na legislação, que beneficiaram patrões desonestos, o trabalhador deve ficar atento se seu FGTS é depositado normalmente pelo empregador. Uma vez que, em casos de possível judicialização futura por conta do não depósito correto do FGTS, o trabalhador terá somente direito a, no máximo, os últimos 5 anos do Fundo, mesmo tendo ficado 10, 15, 30 anos, que seja, na empresa.

Para conferir se seu empregador paga corretamente seu FGTS, baixe o aplicativo "Meu FGTS", faça cadastro e siga as instruções que estão lá para ter na palma da sua mão o controle do depósito mensalmente. O aplicativo é totalmente seguro pois é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

Se sua empresa não está pagando devidamente seu FGTS procure o Sindicato para que nosso departamento jurídico possa entrar com as medidas cabíveis para garantir algo que é direito básico seu!

Já o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia do Governo do Brasil para a qual é repassada uma quantia de seu salário todo mês para que, em caso de necessidade (doença ou afastamento por mais de 15 dias) você, trabalhador, possa receber remuneração, uma vez que o empregador, depois dos 15 dias de afastamento, não terá a obrigação de continuar pagando seus vencimentos.

O INSS é responsável por aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios.

Portanto, fica muito clara a importância desse direito. Ele serve para amparar o trabalhador em seus momentos de convalescência, quando não terá saúde, não estará apto a trabalhar e viver do próprio sustento. Se sua empresa não deposita corretamente o INSS e você necessitar do direito, ficará sem salário e sem nenhuma renda, e isso é mais comum de acontecer do que podemos imaginar!

Verifique em seu recibo de pagamento se seu empregador faz o depósito do INSS todo mês. Não corra o risco de ficar desamparado.

Espalhe a importância desses direitos para seus colegas de profissão! Fortaleça a Radiologia e a fiscalização!

VEJA O PASSO A PASSO DE COMO FAZER A CONSULTA DO FGTS:

- Peça o extrato analítico em sua agência bancária ou;

- Baixe o aplicativo "Meu FGTS";

- Ou acesse o link para conferir se sua empesa está fazendo o depósito, buscando pelo CNPJ:

https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

- Em caso de negativa, procure o Sindicato para tomarmos as medidas cabíveis.

VEJA O PASSO A PASSO DE COMO FAZER A CONSULTA DO INSS:

- Veja se em sua folha de pagamento há o desconto do INSS;

- Se não houver, consulte o aplicativo "Meu INSS" para fazer a checagem no "Extrato de Contribuição (CNIS)";

- Em caso de não depósito do direito, procure o Sindicato para tomarmos as medidas cabíveis.

DENUNCIE!!! 

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 20/06/2024

QUEM NÃO DEVE NÃO ACEITA ACORDO!

Galeria de Fotos

publicado em 20/06/2024

SINTTARESP Diretoria

Vídeo

publicado em 10/06/2024

Essa é a saúde premiada?

Jornal do Sinttaresp