Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 29/04/2022

1º DE MAIO - O DIA DO TRABALHADOR E A IMPORTÂNCIA DA LUTA SINDICAL CONTRA O DESEMPREGO

Data celebra a importância do trabalho e das lutas trabalhistas e acende alerta para o desemprego
O SINTTARESP parabeniza a todos os técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia neste dia tão importante para os trabalhadores do mundo todo. O Dia do Trabalhador é fruto da visibilidade e do êxito das lutas sindicais e trabalhistas, as verdadeiras responsáveis por instituírem jornadas de trabalho, regulamentação de profissões e pisos salariais para os trabalhadores.

Sem as lutas e mobilizações trabalhistas certamente estaríamos vivendo uma situação ainda muito próxima da escravidão, haja visto que diversos governos ao longo de muitas décadas trabalharam para a flexibilização - ao máximo - das leis trabalhistas e para a extinção dos sindicatos. A crescente informalidade no mundo do trabalho faz com que os profissionais fiquem desamparados em caso de desemprego ou de doença.

Atualmente, NO BRASIL PRESIDIDO POR JAIR BOLSONARO, 11,1% DOS BRASILEIROS ESTÃO DESEMPREGADOS. Nos últimos anos, segundo o IBGE, 313 mil trabalhadores passaram a ser informais no país e são 20 MILHÕES QUE NÃO UTILIZAM O CNPJ PARA TRABALHAR.

O governo atual deixou o brasil na NONA COLOCAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPREGO no mundo, uma situação catastrófica, que faz a maioria dos brasileiros, com base nas pesquisas eleitorais, preferir candidatos que fazem franca OPOSIÇÃO A BOLSONARO, pois não aguentam mais a humilhação em que o país se encontra.

Se não fossem as mobilizações da categoria através da luta sindical durante décadas em prol de salário base, adicional de insalubridade, jornada de trabalho estabelecida e outros tantos direitos básicos, a profissão de técnico em radiologia não teria evoluído e ainda teríamos inúmeras mortes e doenças causadas pela radiação ionizante no ambiente profissional.

Nenhuma conquista veio de graça, pelo contrário, fica cada vez mais difícil a manutenção de direitos básicos no Brasil. O governo de Jair Bolsonaro atentou gravemente contra os direitos trabalhistas, e só não avançou mais por conta da luta dos sindicatos que ainda estão organizados e fazendo resistência a propostas absurdas de flexibilização.

Se houver ainda mais avanços contra os sindicatos e alterações em mais pontos essenciais da legislação trabalhista para pior, o Brasil se tornará um país com trabalho análogo à escravidão garantido por lei.

Caso não haja mudanças drásticas no comando do país nos próximos anos, a resistência na manutenção de direitos trabalhistas básicos ficará cada vez mais comprometida, uma vez que os próprios sindicatos sofreram com retaliações do governo por sua defesa em favor dos trabalhadores.

Para os sindicatos conseguirem continuar na luta pelos trabalhadores é necessário apoio da classe, com maior participação política, se sindicalizando e havendo união entre a categoria, pois denunciar irregularidades trabalhistas é defender a própria profissão e garantir que o mesmo não ocorra com você mesmo no futuro.

O Sindicato faz uma menção honrosa aos trabalhadores da radiologia que perderam suas vidas trabalhando na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19.

VIVA O DIA DO TRABALHADOR E AS LUTAS SINDICAIS!

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp