Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 05/10/2021

CHEGOU O OUTUBRO ROSA: CONHEÇA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Mês de combate ao câncer de mama
Todos os anos no mês outubro há uma grande mobilização na sociedade civil a respeito do “Outubro Rosa”, que nada mais é que o mês temático de combate ao câncer de mama, com grande ênfase em sua detecção precoce.

A causa se tornou tão grande e impactante que diversos prédios públicos e privados, monumentos e perfis em redes sociais utilizam amplamente a cor rosa, em apoio à esta nobre causa, mas nem sempre o movimento foi tão uniforme.
 
A HISTÓRIA

O movimento iniciou nos Estados Unidos da América, local em que vários estados, de maneira independente, faziam ações sobre prevenção ao câncer de mama desde o início dos anos 1990, até que, com a ajuda do Congresso, o mês de outubro foi sendo oficializado como temático para a causa.

Desde 1997, quando a causa já era amplamente conhecida nos Estados Unidos, há diversas corridas, caminhadas e demais ações culturais de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, ações muito comuns até hoje em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Outra curiosidade sobre o câncer de mama é que ele também acomete homens, embora represente apenas 1% do total dos casos da doença.

É recomendável por todos os especialistas da área da saúde, sobretudo oncologistas, que as mulheres façam exame de prevenção ao câncer de mama por meio de mamografias uma vez ao ano, ajudando (na existência da doença) a detectá-la precocemente. 

O autoexame, tocar o próprio corpo para perceber possíveis indícios de câncer de mama, não substitui a precisão e a eficácia de uma mamografia no auxílio à detecção precoce da doença, sendo sua aparição mais comum por meio de nódulos (caroços).

O SINTTARESP se solidariza e apoia a causa do Outubro Rosa, bem como as recomendações de padrão internacional para o combate ao câncer de mama, sendo a mais essencial a mamografia, tão essencial quanto os técnicos e tecnólogos em radiologia na realização dos exames para diagnósticos precoces. 

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp