X

Emissão de Boletos ACESSE

Últimas Notícias

17/01/2018

FEBRE AMARELA: ALERTA AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Campanha de vacinação é antecipada para o próximo dia 29



O aumento do número de casos de febre amarela no Estado de São Paulo tem gerado grande preocupação entre a população, ocasionando, portanto, uma maior busca por informações sobre a doença. Com isso, torna-se essencial que os profissionais da área da saúde se mantenham atentos para a identificação de casos suspeitos.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, subiu para 21 o número de mortes por febre amarela silvestre no Estado. O último balanço, divulgado no dia 12 de janeiro, indica também 40 casos confirmados da doença.

Considerando tal situação epidemiológica, é fundamental que os serviços de saúde estejam alertas para detectar e confirmar casos. Para tanto, é necessário que os profissionais estejam atualizados e munidos de informações. Abaixo é possível observar alguns esclarecimentos importantes.

Transmissão

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, que pode ser contraída através da picada dos mosquitos transmissores infectados. Nas áreas rurais ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Em contrapartida, no meio urbano a transmissão acontece através do mosquito Aedes aegypti. A infecção é ocasionada quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.

Sintomas

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Campanha

Devido aos inúmeros casos registrados da doença no país, o Ministério da Saúde anunciou que 75 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão realizar campanhas de vacinação.

Sendo que no Estado de São Paulo, 4,9 milhões de pessoas devem receber a dose fracionada e 1,4 milhão a dose padrão em 52 municípios. O governador Geraldo Alckmi anunciou, nesta terça-feira (16), que a campanha foi antecipada em uma semana. Antes, ela começaria no dia 3 de fevereiro, e agora começará em 29 de janeiro e seguirá até 17 de fevereiro.
 
FEBRE AMARELA: A VACINA É A PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE!

Assessoria de Imprensa – SINTTARESP 
COMENTÁRIOS
  • 07/11/2019 Por: teste de deploy

    teste de deploy

  • 04/11/2019 Por: Paulo Victor

    teste.

Mais Notícias
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »
www.infosind.com.br