Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia no Estado de São Paulo.
SIGA-NOS
Notícias
30/10/2014

APPS A FAVOR DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA





Antes de surgirem os primeiros cursos de radiologia no Brasil, os trabalhadores aprendiam a função na prática, com a troca de experiência ou até mesmo com grandes livros estrangeiros, os quais eram traduzidos com muita dificuldade.

Com o passar do tempo, o aprendizado se transformou e a internet virou uma importante ferramenta para a qualificação profissional. A utilização de novas tecnologias facilita cada vez mais o dia a dia e os aplicativos médicos têm se mostrado funcionais e dinâmicos.

Segundo o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), em 2013 foram criados 321 novos softwares na área da radiologia para utilização em smartphones e tablets, com aplicabilidade na anatomia, mamografia, radio proteção, tomografia, radioterapia e diversas outras especialidades.

Normalmente os aplicativos são utilizados pelas clínicas de diagnóstico por imagem para acessibilidade dos clientes aos serviços prestados e pelos técnicos para aprimoramento profissional.
 

Conheça alguns dos aplicativos gratuitos:

Radiology 2.0: One Night in the ED: Destinado aos residentes de radiologia, estudantes de medicina e médicos que precisam interpretar imagens, o aplicativo permite simular a leitura tomográfica computadorizada, usando pilhas de imagens de tomografia para ensinar a forma de abordar e interpretar o exame. Em inglês. (iOS)

iRadiology: O aplicativo em inglês fornece mais de 500 imagens, as quais demonstram os clássicos radiológicos de anormalidades para os usuários identificarem achados relevantes. Tudo isso sem ser necessário o acesso à internet. (iOS)

Mamografiapp: Com linguagem em português, o aplicativo fornece conteúdo sobre o posicionamento correto, anatomia da mama, conceito, artefatos, dicas de livros úteis, além de espaço para compartilhar nas redes sociais. O Mamografiapp é ideal para consultar técnicas mamograficas. (iOS)

RadioFácil: Possui tópicos sobre anatomia, tomografia industrial, mamografia, radioterapia, ressonância magnética, hemodinâmica, radioproteção, aspectos odontológicos e cintilografia, totalmente gratuito e em português. (Android)

Simulador RX Cimas: É ideal para estudantes de radiologia. O aplicativo, gratuito e em português, facilita o cálculo de kV, kVp e mAs nos estudos de Raio X. (Android).
 

Fonte: CONTER



Mais Notícias
CENTRAIS DO SINTARESP - Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira 08h às 18h