X

Emissão de Boletos ACESSE

Últimas Notícias

10/10/2017

OUTUBRO ROSA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

Somente os profissionais com a devida formação na área podem realizar o exame de maneira adequada e segura para o paciente, obtendo resultados claros e corretos



O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, e corresponde à cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O principal exame para a avaliação e detecção da doença é a mamografia, procedimento realizado com baixa dose de radiação. Este método é utilizado tanto para a prevenção do câncer de mama, quanto para o diagnóstico, quando já existe alguma suspeita da existência de uma anomalia. Apesar de afetar as mulheres em sua maioria, a doença também pode acometer cerca de 1% dos homens.
 
Esta baixa porcentagem masculina de pacientes, também se aplica para o número de profissionais da Radiologia que trabalham com a mamografia. A procura escassa por profissionais homens se dá por uma questão cultural. Apesar de estarem igualmente preparados, muitas vezes a paciente prefere ser atendida por uma mulher.
 
Independente do sexo, é indispensável que o exame seja realizado por um profissional especializado, qualificado e habilitado nas práticas radiológicas. É importante ressaltar que o Técnico em Radiologia também participa da conscientização do paciente, acolhendo-o e explicando claramente todos os procedimentos e posicionamentos que serão realizados. Uma mamografia executada por um profissional habilitado, expõe o paciente a menos riscos.
 
O bom posicionamento da mama é fundamental para detectar alterações. O profissional que realizar o exame tem como obrigação posicionar corretamente toda a mama dentro do filme e comprimir de maneira adequada.
 
A compressão apropriada é essencial para um exame confiável, pois além de evitar radiografias tremidas, diminui a espessura da mama, o que contribui para a redução na dose de radiação recebida pelo paciente e também melhora o contraste e a nitidez da imagem, evitando assim a formação de resultados incoerentes.
 
Somente um Tecnólogo ou Técnico em Radiologia pode garantir a segurança e o conforto necessários ao paciente quanto à realização do exame de maneira adequada e ao resultado correto.


 
Conheça a história:
 
O Outubro Rosa é conhecido como o mês internacional da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. O movimento teve origem nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que se tornou hoje a maior organização de câncer de mama do mundo, realizou a primeira Corrida pela Cura no ano de 1990.
 
A Fundação desenvolveu e distribuiu para os participantes da corrida o laço cor-de-rosa, que futuramente virou o símbolo e a cor do movimento.
 
Com o passar do tempo, ações referentes ao câncer de mama começaram a surgir nos Estados Unidos, então, o Congresso Americano decidiu reunir estas campanhas em um só mês e nomeou outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Algum tempo depois, as ações deste mês percorreram o mundo e hoje, diversos países aderiram ao movimento do Outubro Rosa.
 
O Câncer de Mama:
 
É uma doença relativamente rara antes dos 35 anos de idade, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, por isso a orientação médica é de que mulheres a partir de 40 anos de idade façam anualmente a mamografia para prevenir a doença.
 
A realização cada vez mais frequente deste exame tem ajudado a diagnosticar o câncer de mama no Brasil em estágios iniciais, aumentando assim a chance de cura. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida, outros, não, mas apesar do grande número de casos brasileiros, grande parte dos diagnósticos têm um bom prognóstico.
 
O SINTTARESP apoia o Outubro Rosa e toda a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, bem como incentiva a Categoria a continuar se atualizando, com o intuito de estarem sempre aptos a atuarem nas mais diversas áreas da profissão.

 
Assessoria de Imprensa - SINTTARESP 
 
Mais Notícias
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »
www.infosind.com.br