Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 10/03/2024

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES EM EMPRESAS DE SAÚDE: FUNDAÇÃO ABC E SPX SOB ESCRUTÍNIO

Vigilância Sanitária recebeu e investigará possíveis infrações de direitos
Em uma reviravolta, a Fundação ABC e todas as unidades SPX Serviços de Imagem Ltda estão no centro de uma denúncia. Os Trabalhadores e profissionais da área de radiologia relataram uma série de irregularidades que afetam diretamente a segurança e o bem-estar dos pacientes e funcionários. NÃO DEIXAREMOS ISSO PASSAR!

Aqui estão as principais alegações:

Equipamentos Precários:
Os aparelhos de diagnóstico por imagens, supostamente, não estão em conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária. Isso significa que os técnicos em radiologia estão operando com equipamentos inadequados, sem condições seguras de trabalho.

Exposição à Radiação:
Os trabalhadores relatam que as máquinas de ar condicionado nas salas de diagnóstico por imagens não funcionam adequadamente. Além disso, o armazenamento e descarte inadequados de líquidos usados na revelação de imagens também se tornaram preocupação. A denúncia feita diz que os produtos químicos são colocados diretamente na rede de esgoto após retirarem do galão, sem tratamento prévio.

Foram relatadas também falta de baritagem nas paredes, o que revela uma falha na proteção. Ainda, a falta de iluminação adequada nessas áreas também compromete as condições de trabalho. Também será verificado se há fuga de radiação no lado externo das paredes.

Condições Precárias de Trabalho:
Os profissionais, supostamente, trabalham em espaços confinados, sem acesso a ar limpo e janelas.
Há indícios de goteiras nos tetos e paredes, umidade e falta de iluminação suficiente.

Ainda segundo a denúncia, o local destinado aos exames foi transformado em almoxarifado, desrespeitando as normas de acomodação de materiais e rotas de incêndio, em desconformidade com a Portaria 453.

  


Riscos à Saúde:
Fugas de radiação nas salas de Raio-X representam um perigo extremo para a saúde dos profissionais e pacientes.
A falta de manutenção elétrica pode causar danos significativos.

SINTTARESP (Sindicato dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia no Estado de São Paulo) tomou providências e protocolou denúncias junto ao Ministério Público e Vigilância Sanitária contra essas empresas. É crucial que as autoridades investiguem essas alegações e garantam a segurança dos envolvidos.

Para um setor tão sensível como a radiologia, a conformidade com as normas de segurança e a manutenção adequada dos equipamentos são imperativas. A saúde e o bem-estar dos pacientes e profissionais devem estar sempre em primeiro lugar.
Ainda, devem ser seguidas à risca normas e portarias publicadas e destinadas à profissão. A portaria n° 453 de 1988 diz que as instalações de clínicas radiológicas são obrigadas a ter:

Proteção Radiológica:
O radiologista deve seguir rigorosamente as diretrizes de proteção radiológica, como o uso de aventais de chumbo, óculos de proteção e dosímetros pessoais. Isso visa minimizar a exposição à radiação ionizante durante os procedimentos.

Ambiente Controlado:
O local de trabalho deve ser projetado para reduzir a exposição à radiação. Isso inclui salas de exames bem blindadas e equipamentos de radiologia devidamente calibrados.

Treinamento Contínuo:
O radiologista deve receber treinamento regular sobre técnicas de imagem, segurança e atualizações na área. Isso garante que estejam atualizados e competentes em suas práticas.

Ergonomia:
Postura adequada e ergonomia são essenciais para evitar lesões musculoesqueléticas. Mesas de exame ajustáveis e cadeiras ergonômicas são importantes.

Horários de Trabalho:
Jornadas de trabalho razoáveis e pausas regulares são fundamentais para evitar fadiga e estresse.

Colaboração Interdisciplinar:
O radiologista deve trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde para garantir diagnósticos precisos e tratamentos adequados.

A terceirização na área da radiologia pode apresentar riscos para a qualidade geral do serviço, quando não há investimento necessário. Ainda, isso visa somente o lucro e coloca a categoria em perigo através de um trabalho sucateado.
Sabemos que essa regularização é fundamental para a saúde e segurança do trabalhador, portanto continuaremos e insistiremos até todos os direitos previstos serem garantidos! O QUE É DO TRABALHADOR CHEGARÁ ATÉ ELE!

                                                 SINTTARESP, A LUTA É PRA VALER NA DEFESA DO TRABALHADOR!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira

 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp