Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 17/04/2023

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

15 de abril foi o Dia Mundial da Proteção Radiológica
No último dia 15 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Proteção Radiológica, em homenagem ao físico argentino Dr. Dan Beninson (1931–2003), especialista na área, que recebeu o Prêmio Sievert nesta mesma data em 1996. 

O objetivo principal da proteção radiológica é muito claro, o próprio nome já diz. Entretanto, o que pode não ser tão perceptível é o quanto este conceito mudou completamente a profissão de técnico em radiologia e de todas as pessoas que têm contato com radiação.

A radiação ionizante, utilizada para fazer exames de raio-x, foi extremamente nociva na época de sua descoberta. Seja por Wilhelm Conrad Röntgen ou pelo casal Marie e Pierre Curie, os efeitos radioativos na vida dessas pessoas impactaram a saúde e qualidade de vida. Röntgen usou a mão de sua esposa, Anna Bertha, como "cobaia" em seus experimentos; já o livro de anotações de Marie Curie está até hoje isolado e nenhuma pessoa pode chegar próximo, pois a radiação que recebeu ao longo dos anos de estudo da cientista, o tornaram uma arma mortal.

Até a manipulação controlada da radiação ionizante, muitas pessoas morreram de forma precoce, vítimas de câncer e doenças semelhantes, contraídas pela longa exposição à radiação. Por isso, hoje em dia é essencial a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva), como o avental de chumbo para o paciente e, para o técnico em radiologia, o dosímetro, equipamento que mede o nível de radiação sofrido num intervalo de tempo.

Se levarmos em conta os protocolos de proteção radiológica contra acidentes nucleares e outros tipos de radiação, além da ionizante, a importância fica ainda mais evidente, pelos mais variados graus de complexidade e letalidade. Como o estudo e isolamento de áreas de Fukushima e Chernobyl.

Ressaltamos que, embora seja algo básico do exercício da profissão, que os profissionais das técnicas radiológicas sigam TODOS os padrões estabelecidos para o bem-estar e saúde de todos os envolvidos. Aventais de chumbo, óculos plumbíferos, protetores de tireoide e a verificação do estado de saúde do paciente, como por exemplo, exames em gestantes, são evoluções e precauções EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS!

E o mais essencial, se você, trabalhador do setor radiológico, está trabalhando com equipamentos danificados, sem EPI e outras irregularidades referente à proteção radiológica, procure o SINTTARESP. Sua saúde e de seus pacientes deve vir em primeiro lugar!

EPIs da radiologia:

- Protetores de tireoide;
- Aventais de chumbo;
- Óculos plumbíferos;
- Protetor de gônadas;
- Luva de proteção radiológica;
- Dosímetro

EPCs da radiologia

- Sinaleiros "Raio-x em uso", "Tomografia em uso", "Mamografia em uso";
- Lanternas de segurança redonda; lanternas de segurança quadrada;
- Paredes blindadas ou baritadas;
- Porta radiológica;
- Visor radiológico;
- Biombo plumbífero

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp