Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 04/04/2023

SEMANA MUNDIAL DA SAÚDE: A ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DA DATA

Profissionais da radiologia são fundamentais para a saúde
Nesta semana há grande mobilização em torno do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. Muitas reportagens, palestras e informações diversas serão divulgadas nos mais diferentes meios, no entanto, muito pouco se fala sobre a sua origem e, mais ainda, sobre a importância dos profissionais da radiologia para uma saúde de qualidade para a sociedade.

A data foi criada juntamente com a fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948, com o intuito de alertar para os cuidados com a saúde e uma melhora na qualidade de vida da população mundial. 

A OMS é subordinada à ONU (Organização das Nações Unidas), que havia sido fundada somente três anos antes, em 1945, logo após o término da 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de que os horrores e estragos provocados no período não voltassem a ocorrer.

Logo, a OMS ganhou um papel de destaque internacional, seja validando estudos e tendências na área da saúde, seja como uma coordenadora de como atuar em meios a surtos, epidemias ou, mais recentemente, uma pandemia.

Não há dúvidas, que sem a OMS estaríamos numa situação de calamidade muito pior na coordenação da saúde no âmbito internacional. Até porque, cabe à entidade alertar os mais diferentes países e governantes sobre práticas que não são recomendadas e não estão de acordo com a ciência e o bem-estar das pessoas, como também vimos a OMS alertar nos últimos tempos.

Neste mesmo patamar de importância (muitas vezes subestimada) estão os profissionais da radiologia, com os diagnósticos por imagem que permitem uma ação assertiva por parte dos médicos com o menor tempo possível.

A radiologia revolucionou desde o combate à tuberculose no início do século XX, até as inúmeras detecções de fraturas, torções, tendinites, rupturas de ligamentos etc, tão imprescindíveis, uma vez que no passado não tinham esses diagnósticos e, consequentemente, um tratamento adequado.

Em votação realizada pelo Museu de Ciências de Londres, nos anos 2000, o equipamento de raio-x foi eleito a melhor invenção de todos os tempos, superando a penicilina e a descoberta da estrutura de DNA.

Não existiria, por exemplo a medicina esportiva moderna sem a radiologia e seus profissionais. Seria impensável fazem operações constantes em "pessoas comuns" ou até mesmo atletas de alto rendimento toda vez que sentissem alguma dor ou incômodo.

A radiologia e seus profissionais trouxeram mais qualidade de vida, maior bem-estar e saúde para todos! 

VIVA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE, VIVA A RADIOLOGIA!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp