Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 24/03/2023

CONHEÇA A ABREUGRAFIA, MÉTODO QUE REVOLUCIONOU O DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE

A invenção brasileira é reconhecida internacionalmente
A Abreugrafia foi batizada com este nome em homenagem ao professor e pneumologista brasileiro Manuel Dias de Abreu, após um período de especialização em radiologia na França.

O método criado pelo brasileiro revolucionou a medicina mundial, foi considerada muito eficaz para rastreamento de doenças pulmonares. Recebeceu o nome de seu criador no Brasil e em outro países recebeu diversas nomenclaturas, como “schermografia” (Itália), “roentgenfotografia” (Alemanha), “fotofluorografia” (França) e “microrradiografia” (Portugal).

A abreugrafia é uma espécie de raio-x pulmonar em menor proporção, e surgiu em um período muito propício. Logo se tornou um método rápido, fácil e mais barato de se identificar doenças como a tuberculose, que vitimou milhares de pessoas ao redor do mundo em larga escala, e era muito comum no início do século XX.

A técnica é uma combinação da radiologia com a fotografia, que Abreu desenhou como ideia a partir de em uma máquina emissora de feixe de raios-x. A novidade foi que a abreugrafia pôde diagnosticar a tuberculose antes mesmo da aparição dos sintomas, além de outras doenças pulmonares, como cânceres e cardiopatias.

Manuel Dias de Abreu nasceu em 4 de janeiro de 1891, em São Paulo, e é considerado um dos grandes nomes da medicina brasileira. Foi colega de Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro de outros nomes proeminentes, como Oswaldo Cruz, Vital Brasil e Carlos Chagas. 

Por conta de sua invenção, e outros estudos, Abreu foi indicado seis vezes ao Prêmio Nobel de Medicina. Embora não tenha sido laureado, foi reconhecido em vida em países da Europa e EUA, sendo condecorado em diversas ocasiões.

Manuel Dias de Abreu faleceu em 30 de janeiro de 1962 no Rio de Janeiro e o Dia Nacional da Abreugrafia é celebrado em 04 de janeiro, dia de seu nascimento.

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp