Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 06/03/2023

SAIBA A ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Luta por igualdade de gênero cresce a cada ano
O Dia Internacional da Mulher tem origem em 8 de março de 1917, quando milhares de mulheres protestaram exigindo melhores condições de vida e de trabalho na Rússia, além de exigir a retirada do país da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). 

Esta manifestação ganhou o nome de "Pão e Paz", próximo aos ideais da Revolução Russa (1917) que também trazia a questão da reforma agrária às reivindicações.

Neste mesmo contexto, havia uma grande insatisfação popular com o Czar Nicolau II, pois o país estava com índices de desenvolvimento humano atrasados e havia muita desigualdade e miséria entre os trabalhadores, homens e mulheres.

Antes mesmo desta manifestação na Rússia, em 1917, em outros lugares do mundo, como Estados Unidos e Europa, já havia um crescente movimento em defesa da igualdade de gênero e por melhores condições de trabalho, fomentados por partidos políticos e movimentos ligados ao trabalhismo e ao sindicalismo.

Muitos desses movimentos também são citados como inspiração para a criação do Dia Internacional da Mulher, como a greve das operárias da fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, nos Estados Unidos. Esta fábrica sofreu um incêndio em 25 de março de 1911, que vitimou 146 mulheres, a maioria imigrantes e jovens.

A falta de capacidade da fábrica de combater o incêndio, por não ter sistema de iluminação adequado e extintores, por exemplo, fez com que as reivindicações tivessem um amplo apelo trabalhista e de confrontação com a questão da mulher no mundo do trabalho.

Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que o Dia Internacional da Mulher seria 8 de março, em referência às trabalhadoras russas que participaram ativamente da Revolução no país.

A igualdade e equidade de gênero ainda está longe de ser plenamente alcançada, mas nos últimos 100 anos o avanço foi significativo e esta luta não pode retroceder nunca mais. Especialmente na radiologia, pois saudamos a todas as técnicas, tecnólogas e auxiliares em radiologia por sua atuação crescente na área!

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp