Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 23/02/2023

A HISTÓRIA DO JOVEM QUE TENTOU FAZER UM REATOR NUCLEAR CASEIRO

David Hahn era um apaixonado por ciência e preocupou as autoridades nos EUA
O jovem norte-americano David Charles Hahn era um escoteiro da cidade de Michigan, que desde a infância demonstrou interesse pela ciência. No entanto, no ano de 1995 ele preocupou as autoridades locais ao tentar criar um reator nuclear funcional dentro da própria casa!

Hahn realiza diversos experimentos químicos no quintal de sua casa, sempre improvisando materiais e ignorando, por fim, os perigos da radiação. Por esta loucura realizada, David Hahn ficou conhecido como o "Escoteiro Radioativo".

O que impressiona ainda mais nesta história é que à época da construção do reator nuclear caseiro, Hahn tinha apenas 17 anos e esse feito foi realizado com segredo absoluto, até mesmo de sua madrasta, dona da casa.

Ele reuniu, então, as informações necessárias para o seu grande feito. Fez ligações constantes à Comissão Reguladora Nuclear, informando-se sobre como construir um reator nuclear. Utilizou utensílios domésticos e um bloco de chumbo como reator substituto, retirou o tório das lanternas, rádio de relógios, trítio de miras de armas e o lítio de baterias, despejando produtos químicos em filtros de café e potes.

Apesar de saber dos perigos da radioatividade, Hahn prosseguiu com a ideia. Fracassou no seu objetivo mas acabou espalhando radiação. Só foi descoberto pela polícia porque carregava seus equipamentos no porta-malas do carro, informando às autoridades, em seguida, que transportava material radioativo, sendo descoberto pela Agência de Proteção Ambiental.

David Hahn poderia ser um menino prodígio da ciência. Começou a estudar química aos 10 anos e fabricou nitroglicerina aos 14. Prosseguiu estudando sobre energia atômica e ganhou uma medalha de mérito em 1991, usando a biblioteca de sua região para aprender dos assuntos mais desejados. 

No entanto, acredita-se que a radiação a qual foi exposto interferiu em sua saúde. Isso, aliado a problemas de relacionamentos, incluindo o suicídio da mãe, instauraram um quadro de depressão no jovem, que tentou fazer carreira no exército, mas foi preso por roubo de detectores de fumaça, que contém material radioativo.

David Hahn morreu aos 39 anos vítima do alcoolismo e de uso de difenidramina e fentanil.

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp