Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 08/11/2021

CELEBRAMOS MAIS UM DIA MUNDIAL DA RADIOLOGIA!

08 de novembro marca a celebração da data
Não há dúvidas de que a radiologia fez com que a medicina se modernizasse, passando a cravar diagnósticos mais precisos em um tempo muito menor do que antes desta ciência se tornar parte essencial no cotidiano dos profissionais de saúde.

A radiologia tem ampla atuação. Existe, por exemplo, a radiologia veterinária, forense e é fundamental no diagnóstico do câncer de mama, através das mamografias.

Esta extensa área de atuação celebra, em 08 de novembro, sua data própria e o SINTTARESP parabeniza a todos os profissionais técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia, que estudaram para atuar nesta área tão fundamental para a medicina e para servir à população.

A data serve de alento para conscientizarmos sobre seus invasores, e alertando a categoria de que há como avançarmos e resistirmos contra as tentativas de extinção e banalização da profissão.

A radiologia começou em 22 de dezembro 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen conseguiu tirar o primeiro raio-x, sendo este da mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen, a partir de um filme fotográfico que incidiu a radiação proveniente do tubo, por cerca de 15 minutos. E a partir de então foi descoberto que daria para ver as partes menos densas do corpo, para além dos ossos.

Wilhelm Conrad Roentgen, precursor da radiologia
Wilhelm Conrad Roentgen, precursor da radiologia


Desde o fim do século XIX, quando surge a radiologia e ela se expande, com cada vez mais profissionais atuando na área, há uma constante luta da categoria por mais direitos e melhores condições de trabalho.

Se hoje há salário base e também a lei 7394/85, que regulamenta a profissão, definindo 40% insalubridade e a jornada de 24 horas semanais, é graças a muita luta e empenho ao longo de décadas. Empenho este exercido pelo SINTTARESP, com reajustes significativos conquistados.

Para defendermos a categoria contra o avanço indevido de profissionais estranhos não há outro meio que não o de sindicalizações cada vez mais significativas e mobilizações e conscientizações aos colegas de profissão de forma constante.

E dever da nossa geração de profissionais lutarmos pela melhoria da categoria e contra retrocessos históricos. 

SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp