Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 13/09/2021

PROCEDIMENTOS CARDIOLÓGICOS INVASIVOS CAUSAM EXPOSIÇÃO DE PACIENTES E MÉDICOS À RADIAÇÃO IONIZANTE

Os procedimentos cardiológicos mais modernos são muito utilizados para uma avaliação da doença arterial coronária. O estudo “Padrão de Exposição Radiológica e Preditores de Superexposição dos Pacientes Submetidos a Procedimentos Cardiológicos Invasivos em Equipamentos com Detectores Planos” de 2011, elaborado por Cristiano de Oliveira Cardoso e diversos autores, traz informações importantes a respeito disso:

“Ao mesmo tempo em que o número de procedimentos diagnósticos e terapêuticos cresce exponencialmente, pacientes, equipe médica e de enfermagem têm sido expostos aos riscos da radiação ionizante”.

Novas tecnologias foram e ainda são inseridas na radiologia ao longo das décadas para justamente diminuir a radiação ionizante e seus efeitos em todos que são expostos a ela.

O artigo científico diz ainda que “A nova tecnologia dos aparelhos utilizados para obtenção de imagens emprega os detectores planos (flat panel). Esse tipo de tecnologia substitui o antigo intensificador de imagem nos equipamentos mais modernos. Os detectores planos têm alta sensibilidade aos raios X (eficiência na detecção de quantum) e melhor definição na escala da cor cinza”.

Tudo isso permite que a radiação seja convertida em imagem digital, sendo menos distorcida, mais definida, portanto, melhor.

Para a realização deste estudo participaram técnicos e estudantes de radiologia com a supervisão de um cardiologista intervencionista. Além de pacientes com indicação de cateterismo cardíaco diagnóstico ou terapêutico e tudo foi feito seguindo os procedimentos com consentimento de todos.

O artigo tem publicação na Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva.

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira

Confira o artigo detalhado no link abaixo:

https://www.scielo.br/j/rbci/a/rYBGjTphRj6MmNgxzXs7Zdb/abstract/?format=html&lang=pt

 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também