Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 12/04/2021

SINTTARESP DENUNCIA SUPOSTAS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS DA EMPRESA SPX SERVIÇOS DE IMAGEM AO MPT e MPE

Histórico da empresa também aponta vários processos trabalhistas.
 

Chegou ao conhecimento do sindicato, por meio de denúncia anônima, que a empresa SPX SERVIÇOS DE IMAGEM está, supostamente, cometendo práticas antissindicais e perseguindo membros ativos da diretoria desse sindicato.
O SINTTARESP entrou com uma Ação de Reintegração de um trabalhador, membro da diretoria do sindicato, na SPX SERVIÇOS DE IMAGEM. Alegando uma indevida justa causa, a empresa praticou a demissão de um funcionário exemplar que não teve direito a ampla defesa.

As práticas antissindicais caracterizam-se em atos que desestimulam a sindicalização e a atuação efetiva dos sindicatos. São realizadas a fim de desencorajar os empregados a se filiarem ou, ao menos, mantê-los em posições inertes, de submissão aos seus empregadores.

Tais perseguições mostram a face autoritária de diversas empresas que tentam calar e intimidar os que lutam pelos direitos da categoria.

Esse tipo de conduta deve ser denunciada. A perseguição fere a liberdade de atuação sindical e tende a impedir a mobilização dos diretores em defesa dos direitos trabalhistas. Em resposta à posição da SPX SERVIÇOS DE IMAGEM, o SINTTARESP protocolou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (NF 001159.2021.15.000/5) e ao MPE (Protocolo 037.0739.0008133/2021). OS FATOS SERÃO AVERIGUADOS, PODENDO A EMPRESA SOFRER AÇÃO JUDICIAL.


 



Repudiamos quaisquer práticas antissindicais, principalmente a perseguição de diretores, uma vez que fere princípios constitucionais quanto às relações entre empresas e sindicatos. Exigimos um reposicionamento da SPX SERVIÇOS DE IMAGEM!  Esse tipo de postura demonstra retrocesso na construção de caminhos assertivos para a solução de conflitos entre sindicato e empresa.

O SINTTARESP rejeita qualquer tipo de perseguição praticada contra os diretores que atuam pelo sindicato.




CONFIRA HISTÓRICO DE CONDUTA DA SPX SEVIÇOS DE IMAGEM:

 

A SPX SERVIÇOS DE IMAGEM presta serviços para as Organizações Sociais SPDM, SECONCI e a Fundação do ABC, organizações Sociais que terceirizam o serviço de Saúde diretamente ligado ao Estado e ao Município de São Paulo, representando a administração pública perante a condução dos trabalhos em hospitais e Unidades públicas.
Especificamente na cidade de Campinas, presta serviços nos setores de Radiologia das seguintes instituições de saúde:

  • COMPLEXO HOSPITALAR PREFEITO EDIVALDO ORSI - HOSPITAL MUNICIPAL OURO VERDE
  • UPA SÃO JOSÉ
  • UPA ANCHIETA
  • UPA CARLOS LOURENÇO
  • UPA CAMPO GRANDE


Dentre as denúncias recebidas anonimamente pelo Sindicato contra a empresa SPX SERVIÇOS DE IMAGEM estão as SUPOSTAS PRÁTICAS:

  • PROFISSIONAIS SEM REGISTRO EM CARTEIRA CTPS, conforme Processo Nº 0011915-84.2017.5.15.0009 da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté.

 

  • PERSEGUIÇÃO SINDICAL E DEMISSÃO DE DIRETORES, conforme Processo Nº 0010465-06.2021.5.15.0094 da 7ª Vara do Trabalho de Campinas.

 

  • PAGAMENTO POR FORA, SEM REGISTRO EM HOLERITE, Conforme Processo Nº 0010403-95.2019.5.15.0009 da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté e Nº 0011774-20.2016.5.15.0003 da 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba.

 

  • CARGA HORÁRIA EM EXCESSO, conforme Processo Nº 0012478-37.2016.5.15.0131 da Vara do Trabalho de Hortolândia e Nº 1000301-35.2021.5.02.0608 da 8ª Vara do Trabalho de São Paulo.
 
  • DENÚNCIA ANÔNIMA DE PROFISSIONAIS SOBRE A FALTA DE EPI’S, ocasionando a contaminação de funcionários pela COVID-19, conforme Processo Nº 1000797-16.2020.5.02.0603 da 3ª Vara do Trabalho de São Paulo - Zona Leste. Denúncias estas enviadas ao MPT sob o Nº 000071.220.15.210/0 para averiguação dos fatos.

 

  • ASSÉDIO MORAL E PERSEGUIÇÃO DE FUNCIONÁRIOS, conforme Processo Nº 1001411-94.2020.5.02.0029 da 29ª Vara do Trabalho de São Paulo.



Vale lembrar que a SPX já perdeu um contrato na prefeitura de Hortolândia, tendo em vista o descumprimento de cláusulas no contrato de prestação de serviços e de regras trabalhistas, de acordo com Processo Nº 1005432-82.2017.8.26.0229 da 2ª Vara Judicial de Hortolândia.



Confira Processos e Denúncias nos links:



http://www.sintaresp.com.br/Store/Arquivos/trabalhista-2-instituto-spx.pdf



http://www.sintaresp.com.br/Store/Arquivos/trabalhista-2-spx-imagem.pdf



http://www.sintaresp.com.br/Store/Arquivos/trabalhista-15-instituto-spx.pdf




http://www.sintaresp.com.br/Store/Arquivos/trabalhista-15-spx-imagem.pdf





O SINTTARESP EXIGE UMA ATITUDE DAS PREFEITURAS E DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS QUE, ATÉ O MOMENTO, NÃO DEMONSTRAM UMA MAIOR SELETIVIDADE NA ESCOLHA DE EMPRESAS COM HISTÓRICO DE IDONEIDADE.


É FUNDAMENTAL QUE AS EMPRESAS PRETADORAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS VALORIZEM A CATEGORIA, AS CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO, A CLT E OS DIREITOS PREVISTOS NA LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO!




CAMPINAS - SINTTARESP PROTOCOLARÁ OFÍCIO COBRANDO PREFEITURA POR MAIOR SELETIVIDADE NA ESCOLHA DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO.


SINTTARESP protocolará, junto à Prefeitura de Campinas, ofício exigindo maiores critérios na escolha de empresas que prestam serviços públicos na área da saúde no município.

No documento, o sindicato solicita que a prefeitura apure a idoneidade e capacidade de empresas com as quais são fechados contratos para execução de prestação de serviços, bem como quais as providências foram adotadas para tal aferição e a qualificação dos responsáveis pelos serviços.

As denúncias encontradas pelo Sindicato são de natureza grave, uma vez que esta empresa presta serviços de Saúde diretamente ligados ao Município de Campinas, representando a administração pública perante a condução dos trabalhos em hospitais e Unidades públicas.

Diante deste fato, necessário salientar que é obrigação da Prefeitura, do Estado de São Paulo e da Secretaria de Saúde, atuar na verificação das condições de trabalho perante as empresas que prestam seu labor. Com o objetivo de prevenir e garantir a integridade física da categoria dos profissionais da radiologia, cobramos um posicionamento urgente para que as devidas condições de trabalho sejam cumpridas.
 
O SINTTARESP reafirma o seu compromisso com os Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia no Estado de São Paulo na luta por condições dignas e seguras para o exercício da profissão. Compromisso esse que mais do que nunca se faz necessário diante da pandemia, na qual integramos a linha de frente de combate à COVID-19 (coronavírus).

É muito importante que o profissional não se cale e forneça as provas necessárias para a efetivação da denúncia. Caso seus direitos estejam sendo violados, entre em contato com o SINTTARESP e denuncie!


Será que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Campinas possuem pleno conhecimento de que o serviço de saúde está sendo fornecido por uma empresa que recebe denúncias de péssima conduta para com os trabalhadores, como é o caso da SPX SERVIÇOS DE IMAGEM?



COMPLEXO HOSPITALAR PREFEITO EDVALDO ORSI (HOSPITAL OURO VERDE)


A empresa SPX SERVICOS DE IMAGEM LTDA, é atual prestadora de serviços do COMPLEXO HOSPITALAR PREFEITO EDVALDO ORSI (HOSPITAL OURO VERDE), UPA SÃO JOSÉ, UPA ANCHIETA, UPA CARLOS LOURENÇO e UPA CAMPO GRANDE, conforme contrato de prestação de serviços firmado com a REDE MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E HOSPITALAR.

CONFIRA O DOCUMENTO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/19 NA ÍNTEGRA:



https://drive.google.com/file/d/1MWH4nQbXsEvqdEQJIQIp98-jBN3D49K1/view?usp=sharing



VAMOS EXIGIR RESPEITO E CONDIÇÕES DE TRABALHO!


É IMPORTANTE QUE TODA A CLASSE SE MANIFESTE CONTRA PUNIÇÕES ARBITRÁRIAS E A FAVOR DAS LIBERDADES SINDICAIS!



Fonte: site G1 (SP).

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira.

 

  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 26/08/2019

I ENCONTRO BENEFICENTE SINTTARESP

Jornal do Sinttaresp