Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 07/01/2021

IRREGULARIDADES NA SUA EMPRESA? NÃO SE CALE

O SINTTARESP comunica aos profissionais da categoria sobre medidas para garantir o cumprimento de seus direitos.


O SINTTARESP já inicia o ano na luta pelos direitos dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia, lembrando a categoria de diversos direitos essenciais que muitas empresas estão ignorando e descumprindo.



ATRASO DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS 



O Sindicato segue vigilante na apuração do cumprimento do estabelecido por meio de Convenção Coletiva. Seguindo essas normas, as empresas são obrigadas a efetuar o pagamento dos funcionários no máximo até o 5º (quinto) dia útil do mês. No entanto, inúmeros profissionais são deixados na espera por seus salários por um período acima do permitido. 

Fica estabelecida a multa de um salário dia do empregado por dia de atraso, ou seja, para cada dia de atraso o empregador deverá pagar, a título de multa, um dia de salário ao empregado. O não cumprimento das demais obrigações presentes na Convenção Coletiva de Trabalho pode gerar multa para a empresa de 5% em cima do piso geral da categoria.



FGTS



Outro problema enfrentado é o atraso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Orientamos que os profissionais fiquem atentos aos seus Extratos Analíticos, disponíveis através de atendimento da Caixa Econômica Federal. Também é possível realizar a consulta por meio do  site https://www.fgts.gov.br/ e do Aplicativo FGTS, disponível na Play Store e na Apple Store.

Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
  1.  Selecione a opção "Cadastre-se"
  2.  Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso
  3.  A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
  4.  Depois de incluir seus dados, clique no botão "Não sou um robô".
  5.  Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
  6.  Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
  7.  Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
  8. Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.

Dessa maneira, poderemos verificar se as empresas estão trabalhando de acordo com o que exige a lei.

A empresa que não depositar corretamente o FGTS, terá que ressarcir os valores com juros e correção monetária, e ainda ficará sujeita a uma multa administrativa aplicada por cada trabalhador prejudicado pela falta de depósito.



INSS



O trabalhador também não pode esquecer de verificar se seu INSS está em dia. A contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de responsabilidade da empresa/empregador que desconta a contribuição do rendimento do funcionário e a comprova através da folha de pagamento.

O que acontece com frequência, é o fato de os profissionais apresentarem dificuldade de se aposentar por conta da ausência do repasse da contribuição previdenciária por parte do empregador.

É necessário que o trabalhador solicite o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) através do INSS. Esse documento contém todas as informações do contribuinte, como vínculos empregatícios e remunerações. Retirar essas informações online é uma outra opção fácil que economiza tempo. O profissional pode acessar os dados pelo site do INSS (
https://meu.inss.gov.br/) ou pelo Aplicativo Meu INSS, disponível na Play Store e na Apple Store basta realizar um cadastro com o seu CPF e seguir os passos solicitados para criação da conta.



CONTE COM O SINDICATO



Em casos de identificação de alguma irregularidade nos pagamentos do seu FGTS ou INSS, o SINTTARESP está à disposição da Categoria para orientar os profissionais da Radiologia e assim tomar as providências cabíveis com objetivo de regularizar as ilegalidades.

O Sindicato possui um Departamento Jurídico especializado no atendimento de causas trabalhistas e questões jurídicas para atender os profissionais, garantindo o cumprimento dos seus direitos.

O SINTTARESP permanece atento contra esses tipos de conduta. Dessa forma, não pretendemos ficar calados mediante tais denúncias e seguiremos investigando comportamentos de descaso para com a categoria! 




INICIAMOS MAIS UM ANO FIRMES NO COMPROMISSO COM A CATEGORIA. EM CASO DE IRREGULARIDADES, DENUNCIE!

 
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também